C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituto Mamirauá capacita novos comunicadores populares
04/10/2011 - 18:56
Um grupo de 41 pessoas e praticamente o mesmo interesse em comum: estimular um som. E que esse som reproduza a voz das comunidades ribeirinhas, já elas têm pouca – ou quase nenhuma – ferramenta de comunicação que faça ecoar seus interesses coletivos. Esses jovens e adultos estiveram na sede do Instituto Mamirauá (IDSM/MCTI), entre 29 de setembro e 1º de outubro, para participar do 3º Encontro de Comunicadores Populares, promovido pelo Programa de Gestão Comunitária, do instituto.

Durante três dias, houve análise do cenário atual da comunicação popular nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, do informativo O Comunicador e do programa de rádio Ligado no Mamirauá. Segundo Marco Lopes, técnico em comunicação popular, o maior problema para o avanço da comunicação comunitária nas reservas é a falta de energia. “Uma das propostas de solução é a energia solar. Algumas “Rádios Poste” já desenvolvem atividades com o apoio do Instituto Mamirauá”, disse.

O comunicador Antônio Francisco, da localidade Boa Esperança, da Reserva Amanã, relatou suas esperanças com a disseminação de notícias. “A comunicação é uma forte arma para as comunidades”, avaliou. Ainda no primeiro dia, noções de jornalismo foram apresentadas pelo jornalista Augusto Rodrigues, que integra a equipe do Projeto Aquavert, do Instituto Mamirauá, e uma oficina de fotografia foi produzida pelo publicitário Filipe Almeida, de Belém.

Leia mais.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação