Na manhã da última sexta-feira (26), foi realizada atividade de Educação Ambiental na Escola Municipal Américo Gosztonyi, localizado na área rural do bairro do Puraquequara, na comunidade do Giró, em Manaus. Biólogos da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), juntamente com professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizaram atividades interativas alusivas ao Dia do Combate à Poluição. Na ocasião, os palestrantes abordaram dois temas: mamíferos aquáticos da Amazônia e a água.
Os participantes da atividade tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre a importância de manter as ruas e rios limpos. Puderam ver quanto tempo os materiais que são descartados levam para se decompor e de que forma o lixo pode afetar a qualidade do ar, da terra e das águas. Foram mostradas também fotos de animais mortos por causa da ingestão de lixo, para que as crianças tenham consciência da dimensão do problema que o planeta está enfrentando.
Após a palestra sobre o Dia do Combate à Poluição, as crianças participaram de uma dinâmica, onde puderam por em prática tudo o que foi aprendido.
O projeto objetiva, por meio da educação ambiental, integrar a Escola Municipal Américo Gosztonyi, à Universidade e às comunidades, popularizando e difundindo o conhecimento científico. Além de aprofundar o conhecimento sobre o ambiente aquático, o peixe-boi e os demais mamíferos aquáticos da Amazônia e promover a gestão dos recursos naturais renováveis da comunidade do Puraquequara, visando à preservação e conservação dos recursos hídricos e os mamíferos aquáticos da Amazônia.
Leia mais.