A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou na 63ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a última edição da revista “Amazonas Faz Ciência”. A publicação trimestral será distribuída gratuitamente até sexta-feira (13) nos corredores da ExpoT&C que está montada no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).
No discurso de abertura da SBPC, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, destacou a importância de divulgar o que a ciência faz pelo Brasil. “Temos diversos institutos de ciência tecnologia que precisam ter os resultados divulgados”, afirmou. A revista da Fapeam é um dos instrumentos para que as pesquisas apoiadas pela fundação cheguem ao conhecimento de municípios distantes da capital amazonense.
A reportagem de capa do 21º exemplar da revista mostra os desafios da ciência no trabalho de campo. A presidente da SBPC, Helena Nader, é a entrevistada desta edição. Entre os temas da reportagem, ela fala sobre o papel da mulher na ciência, os desafios da ciência e tecnologia e da reunião anual da maior sociedade científica do Brasil.
O gerente do Projeto Team do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, (Inpa/MCT), Eduardo Schimiterg, conta na coluna “Vida de Cientista” que trabalhar na Amazônia é uma aventura. Para acessar as edições da revista Amazonas Faz Ciência clique aqui.