C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Mamirauá inicia sua participação na SBPC 2011
Clique para ver todas as fotos de Mamirauá inicia sua participação na SBPC 2011
Participantes da ExpoT&C no espaço "Mamirauá". (Eunice Venturi/IDSM)
12/07/2011 - 10:37

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT) iniciou nesta segunda-feira (11), em Goiânia, sua participação na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema “Cerrado: Água, Alimento e Energia”. A cerimônia de abertura ocorreu no domingo, dia 10, no campus da Universidade Federal do Goiás (UFG), com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Os expositores do Instituto Mamiraua, Maria Cecília Gomes, líder do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (GPIDATS), o coordenador do Núcleo de Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (Nidats), Josivaldo Modesto, e Fernada Silva, bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) doCNPq, acompanharam a cerimônia.

Durante seu pronunciamento, Mercadante enfatizou que os recursos dos royalties do petróleo continuem focados na ciência, tecnologia e inovação. “Precisamos preparar a sociedade para o conhecimento. Dessa forma, entendemos que a C,T&I façam parte do desenvolvimento do país e que sejam ainda de papel estruturante nas políticas publicas. Se for aprovado do jeito que vamos pulverizar os recursos e perder uma oportunidade única de proporcionar um futuro sólido para o país. Entretanto, fico feliz quando vejo governadores se sentarem à mesa para construir um novo acordo e, principalmente, quando concordam com a tese que devemos priorizar a ciência, a tecnologia, a inovação e o meio ambiente”, enfatizou.

Nesta manhã, houve a abertura oficial da ExpoT&C, a mostra de ciência e tecnologia, com participação das unidades de pesquisa do Brasil. O Instituto Mamirauá contou com a participação de seu Diretor Geral, Helder Queiroz, que recebeu o Ministro, Aloizio Mercadante. A exposição segue até a sexta-feira e os visitantes poderão acompanhar a maquete da casa flutuante, que reproduz uma das bases de pesquisa do Instituto Mamirauá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Na ExpoT&C também serão apresentados os vídeos “Fornos e Fogões Ecológicos” produzido pelo Programa Qualidade de Vida e a exposição fotográfica “Pirarucu Z-32”, do fotógrafo Rafael Castanheira.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação