C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituto Mamirauá inicia Seminário Anual de Pesquisa
Clique para ver todas as fotos de Instituto Mamirauá inicia Seminário Anual de Pesquisa
Crédito: Cerca de 90 participantes acompanharam as discussões. (Jaqueline Gomes/IDSM)
09/06/2011 - 09:15

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT) iniciou nesta quarta-feira (8) o 8º Seminário Anual de Pesquisa com um debate envolvendo trabalhos relacionados à engenharia sanitária e biologia de peixes. As atividades tiveram inicio na parte da manhã. Cerca de 90 participantes foram recepcionados pelo Diretor Técnico-científico, João Valsecchi, na abertura do seminário. “ O evento tem por objetivo o intercâmbio de informações científicas através da divulgação e do debate dos resultados de pesquisas das diversas áreas do conhecimento, voltadas para a conservação da biodiversidade, para o manejo de recursos e o desenvolvimento sustentável”, disse o diretor.

 Em seguida, o pesquisador Roland Vetter, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), falou sobre a “Energia solar aplicada em secagem de produtos naturais e desinfecção de água”, uma experiência desenvolvida na entidade para solucionar o problema de pequenos empresários. “Eles precisavam de um equipamento que não fosse caro e pudesse fazer a secagem de madeiras com baixo custo. Um equipamento tradicional custa cerca de 120 mil reais, a proposta do Instituto custa cerca de 6 mil reais”, afirmou. A secagem é o processo de reduzir a umidade de um produto, a fim de levá-lo a um teor de umidade desejado. A instituição produziu uma câmara fechada capaz de armazenar calor, aquecida com energia solar.

A manhã encerrou com os trabalhos de “Avaliação de Alternativas de Tratamento de Água para consumo humano aplicáveis a regiões rurais da Amazônia, apresentado por Maria Cecília Gomes e a “Influência do pulso de inundação na produção das principais espécies desembarcadas no Médio Solimões”, apresentado por Polliana Santos Ferraz. A programação do SAP se estende até a sexta-feira, sendo que hoje serão apresentados projetos voltados às tecnologias sociais e biologia de peixes. No final do dia, haverá o lançamento do livro “Manual de Árvores”, organizado por Florian Witmann. Amanhã será a vez dos projetos das ciências sociais e na sexta as pesquisas de manejo de recursos naturais.

Ouça os trabalhos apresentados:

“Avaliação de Alternativas de Tratamento de Água para Consumo Humano Aplicáveis a Regiões Rurais da Amazônia.” Maria Cecília Rosinski Lima Gomes, Ana Claudeíse do Nascimento, Otacílio Soares Britto, Edila Arnaud Ferreira Moura.

“A Influência do Pulso de Inundação na Produção das Principais Espécies Desembarcadas no Médio Solimões (1992 – 2007)”.  Pollianna Santos Ferraz, Ellen Sílvia Ramos Amaral

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação