As doze melhores apresentações da “Sessão Interativa de Painéis – Comunicação Visual” foram premiadas durante a cerimônia de encerramento do 15º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) na sexta-feira (5). Realizado no Estação Convention Center, em Curitiba, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, o evento teve 1.007 trabalhos científicos, entre sessões orais e de pôsteres, palestras com especialistas do Brasil e exterior, cursos, debates e uma exposição técnica.
Um autor ou representante de cada pôster premiado recebeu certificado e souvenir da Comissão Organizadora, e mais R$ 500,00 oferecidos pela Digital Globe, Chesf e Vale, empresas patrocinadoras do evento. Na solenidade de abertura do 15º SBSR já haviam sido premiados os melhores trabalhos submetidos na categoria “Iniciação Científica”.
Para a escolha dos melhores pôsteres, foi instituída uma comissão julgadora formada pelos seguintes pesquisadores: Dilce Rossetti (Inpe/MCT), Edson Mitishita (UFPR), Laurent Duriex (IRD-Brasil), Leila Fonseca (Inpe/MCT), Maurício Galo (Unesp-Presidente Prudente), Mauro Antonio Homem Antunes (UFRRJ), Nelson Dias (IBGE-SE), Paulina Setti Riedel (Unesp-Rio Claro) e Pedro Walfir Martins e Souza Filho (UFPA).
Vencedores
Os 12 trabalhos premiados foram:
- Desenvolvimento de um modelo aplicado de Sistema de Informação Ambiental para suporte ao licenciamento ambiental no estado de São Paulo. Apresentado por Loretha Almeida do Nascimento, do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da USP.
- Extração automática de MDT para cálculo da massa de carbono utilizando dados do sistema Laser Scanner. Apresentado por Maurício de Souza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos.
- Compartimentos Geomorfológicos da Ilha do Faial - Arquipélago dos Açores.
Apresentado por Gabriel de Oliveira, do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da UFRGS.
- Padrões binários locais na classificação de imagens de sensoriamento remoto. Apresentado por Marcelo Musci, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- Mapeamento do fluxo de CO2 em lavouras de soja usando imagens orbitais LANDSAT TM5. Apresentado por Anderson Rafael Gerhardt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Avaliação da Importância Ambiental da Wetland do Riacho Fundo, DF, por meio dos Dados dos Sensores Aerotransportados MSS e OIS. Apresentado por Breno Ricardo de Araújo Leite, da UnB/IGD e do Segundo Esquadrão do 6º Grupo de Aviação.
- Análise de padrões de desmatamento e trajetória de padrões de ocupação humana na Amazônia usando técnicas de mineração de dados. Apresentado por Érika Akemi Saito, do INPE.
- Hipsometria derivada de MDE-SRTM aplicada na distinção entre a Formação Barreiras e os Sedimentos Pós-Barreiras na Bacia Paraíba. Apresentado por Clódis de Oliveira Andrades Filho, do Instituto de Geociências da USP.
- Identificação de minerais associados a ocorrência de urânio na região de Caetité e Lagoa Real – BA, por meio de imagens TM/Landsat-5. Apresentado por Maurício da Silva Couto, do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA.
- Imagens ProSpecTIR-VS e espectroscopia de refletância aplicados na caracterização espectral dos dosséis de cinco culturas vegetais cultivadas em solo com vazamentos controlados de hidrocarbonetos. Apresentado por Lucíola Alves Magalhães, da UNICAMP.
- Análisis multitemporal de uso y cobertura del suelo en el Municipio de Manaure-Guajira-Colombia, Implementando imágenes LANDSAT.
Apresentado por Gonzalo Eduardo Mendoza Riaño, da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, de Bogotá – Colômbia.
- Mapeamento da cobertura da terra da APA Petrópolis com a utilização da plataforma cognitiva InterIMAGE. Apresentado por Paulo Roberto Alves dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.