O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCT) promove, hoje (13) e amanhã (14), palestras sobre a Arqueobotânica – uma área multidisciplinar que integra estudos sobre a flora e as populações humanas, buscando compreender o desenvolvimento das sociedades pré-históricas por meio da análise de restos botânicos encontrados em sítios arqueológicos.
O tema será apresentado pelos mestres em Arqueologia, Leandro Matthews Cascon e Caroline Fernandes Caromano, atualmente bolsistas do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi. Hoje (13), serão apresentados os resultados das dissertações “Fogo no Mundo das Águas”, de Caroline Caromano, e “Alimentação na Floresta Tropical”, de Leandro Cascon. Os dois estudos foram desenvolvidos na Amazônia Central no sítio Hatahara. O público alvo preferencial são os especialistas e alunos das áreas de Ciências Humanas e da Terra.
Já amanhã (14), os arqueólogos apresentam a palestra “O estudo de carvões, fitólitos e grãos de amido na Arqueobotânica e exemplos de sua aplicação interdisciplinar” para professores e alunos da Pós-Graduação em Botânica Tropical, mantido pela parceria entre o MPEG e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Saiba um pouco sobre os palestrantes:
Caroline Fernandes Caromano possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005) e especialização em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional (2009) e Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É colaboradora do Projeto Amazônia Central. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Amazônica, Antracologia e Arqueobotânica;
Leandro Matthews Cascon possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialização em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional (2009) e Mestrado em Arqueologia (2010) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Amazônica e Arqueobotânica.