O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) sedia na próxima semana, dias 14 e 15 de abril, a 1ª Oficina de Modelagem Ambiental do projeto Cenários, que integra os programas Programa de Pesquisa em Biodiversidade Amazônia Oriental (PPBio Amazônia Oriental), Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e Rede Temática de Pesquisas em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do PPBio Amazônia Oriental, no período de 4 a 12 de abril. A oficina faz parte da programação do Ano Internacional das Florestas.
O evento, que tem a coordenação dos doutores Marlúcia Bonifácio Martins (PPBio/MPEG), Maria Isabel Sobral Escada (Inpe/MCT) e Flávio Jesus Luizão (Inpa/MCT), objetiva apresentar os aspectos da modelagem climática, de biodiversidade e de uso e cobertura de terra na Amazônia. Alunos e pesquisadores de Biologia, Ciências Ambientais e Ciências Humanas podem participar da oficina.
No primeiro dia haverá um seminário com apresentações sobre os conceitos básicos em modelagem, o estado da arte, as ferramentas e abordagens, aplicações e exemplos no auditório Paulo Cavalcante do Museu Goeldi. O segundo, será dedicado à execução e apresentação de tutoriais no Centro Regional do Inpe, com limite de 18 vagas para cada um dos quatro tutoriais – Exercícios com modelos de mudança de uso e cobertura da terra com o TerraMe; construção de modelos de uso e cobertura da terra; cobertura e modelagem climática para a Amazônia; e modelos de distribuição de espécies ou modelos aplicados a conservação de paisagens fragmentadas.
Serviço:
O projeto Cenários promove sua 1ª Oficina de Modelagem Ambiental nos dias 14 e 15 de abril, das 8h30 às 17h30. As aulas acontecerão em dois locais: no dia 14/04, no auditório Paulo Cavalcante, situado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado na Av. Perimetral, nº 1901; e no dia 15/03, o local será no Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - CRA/Inpe, localizado no Parque Tecnológico do Guamá, na Av. Perimetral, nº 2651.
Informações no telefone 91 3217-6076.