C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
MCT recebe conselheiro espacial da Comissão Européia
Clique para ver todas as fotos de MCT recebe conselheiro espacial da Comissão Européia
Crédito: Lecino Filho (Ascom do MCT)
04/04/2011 - 12:13

O ministro em exercício da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, recebeu, nesta segunda-feira (4), a visita do conselheiro espacial do gabinete da vice-presidência da Comissão Européia (CE), Jaime Silva. Na ocasião, o conselheiro expressou o interesse, por meio da European Space Agency (ESA), em retomar a cooperação espacial com o Brasil, especialmente no âmbito do Projeto Galileo.  A proposta européia detalhou algumas possíveis áreas de cooperação: ciência e observação da terra, sistemas globais de navegação por satélite, satélites de comunicações, ciência espacial e exploração espacial.

A proposta européia também inclui a assinatura de Carta de Intenções entre o MCT e a vice-presidência da Vomissão Européia para Assuntos de Indústria e Empreendorismo,  a realização de um workshop bilateral, e a assinatura de um acordo de cooperação em radionavegação por Satélite.

O ministro em exercício manifestou interesse na proposta de cooperação da CE e, juntamente com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), irá estudá-la. Para Elias o Projeto Galileo é interessante ao ministério, pois envolve a transferência de tecnologia para o fortalecimento da área espacial.

Participaram também da reunião a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, Carmen Lídia Moura, a coordenadora Geral de Cooperação Internacional, Bárbara Sant’anna, e o diretor de Satélites, Aplicações, Desenvolvimento da AEB/MCT, Thyrso Villela.

Projeto

O Galileo tem importante e variada aplicação em diferentes setores entre os quais se destacam os sistemas de transporte terrestre, marítimo e aeronáutico. Uma das principais vantagens do sistema é sua capacidade de oferecer um sinal garantido de elevada precisão para serviços de alta qualidade. Ele ampliará os serviços de procura e resgate em tempo real, baseados em balizas automáticas que sinalizam o lugar em que ocorre a emergência, melhorando de forma global as operações de resgate.

Hoje, o projeto conta com cooperação dos Estados Unidos, China e Israel.  Brasil, Ucrânia, Índia, Argentina, México, Chile, Marrocos, Coréia, Japão mostraram interesse em participar do Galileo.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação