Paulo Henrique/MCT - A assessora Léa e o secretário de Inclusão Social, Roosevelt Tomé, no encontro.
26/11/2010 - 13:57
Definir estratégias destinadas ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Esse é um dos objetivos do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social (Deare) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Departamento, que compõe a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) foi apresentado nesta sexta-feira (26) pelo diretor Wilder Santos, no 1º Encontro de Inclusão Social, que se realiza no MCT.
Santos explicou que as ações são focadas na realidade social, econômica, cultural, ambiental e regional das comunidades produtivas nos meios rural e urbano, em articulação com outras entidades governamentais e privadas. O diretor mostrou ainda alguns programas do Departamento, como os de inclusão digital e tecnologias sustentáveis.
O evento se realiza até o final do dia e divulga as ações e resultados alcançados na área de inclusão social por meio da Secis e pelos institutos de pesquisa e agências vinculadas ao MCT. Participaram da abertura do Encontro o secretário Roosevelt Tomé Filho e a assessora especial da Secretaria Executiva do MCT, Léa Contier de Freitas.
Em sua apresentação, Léa mostrou algumas propostas para o Plano de Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação 2011-2015. A assessora explicou que as sugestões são resultado dos debates da 4º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, (CNCTI), ocorrida em maio, em Brasília.
Entre os desafios estão a manutenção do investimento liderando a expansão econômica para assegurar a estabilidade e defletir pressões inflacionárias; a ampliação da capacidade de formação de recursos humanos e a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica; e o fortalecimento da capacidade de inovação das empresas brasileiras.
Para Léa, o País tem condições de alcançar um patamar de produção de conhecimento e de tecnologias sociais. Segundo ela, há uma estreita articulação entre as políticas de Estado e de Ciência e Tecnologia. “Também houve maior sinergia entre governos federal e estadual que alavancou maiores investimentos estaduais em C& T e ações de inclusão social”, disse.
Na programação do evento estão incluídas exposições do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Impa/MCT), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT).