Crédito: Ricardo Lemos - Cláudio Cesário, Antonio Ibañez e Matheus Pinho Cerqueira
Criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e comemorado pelo Brasil desde 2005, o dia 10 novembro passou a ser conhecido como o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento. A data é comemorada com a realização de um concurso de trabalhos escritos e desenhos para estudantes.
O tema deste ano foi biodiversidade, escolhido em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade. O objetivo é incentivar as discussões sobre os impactos da pesquisa e dos avanços da ciência e tecnologia para o desenvolvimento e sustentabilidade do planeta.
Matheus Pinho Cerqueira, 15 anos, recebeu o prêmio de melhor desenho das mãos do assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez. A ilustração do aluno da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, do Rio de Janeiro, mostra uma onça pintada deitada e entre as patas o globo terrestre.
Ibañez destacou a importância do concurso. “A ciência boa é aquela que podemos aprender da maneira mais simples. Esse concurso coloca um tema importante em discussão e estimula os jovens a buscarem conhecimento”, afirmou o assessor. “É fantástica a motivação que o jovens têm quando o assunto é tratado de uma maneira instigante.”