Crédito: Arquivo MCT - Os golfinhos são um dos mamíferos aquáticos mais conhecidos
Biologia dos mamíferos aquáticos da Amazônia é o tema do curso ministrado por pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) na 10ª edição da Semana de Biologia do Centro Universitário do Norte (Uninorte). A capacitação vai de hoje (26) a sexta-feira (29), na unidade 1 do UniNorte, na Av. Joaquim Nabuco, Centro.
O objetivo do minicurso é levar aos acadêmicos de Biologia um conhecimento mais aprofundado sobre as características dos cinco mamíferos aquáticos da Amazônia: peixe-boi (Trichechus inunguis), lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis), além de mostrar aos estudantes os trabalhos de conservação e pesquisa desenvolvidos pela Ampa, atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) e recebe incentivos da Petrobras.
O curso é ministrado pelos pesquisadores vinculados ao LMA e colaboradores da Ampa, Waleska Gravena e Rodrigo Amaral. A oficina é dividida em quatro módulos: no primeiro serão abordadas as características do Tucuxi e Boto Vermelho; no seguinte, Ariranha e Lontra serão os assuntos abordados; no terceiro, peixe-boi da Amazônia e no último, será mostrado o histórico da Ampa e suas atividades.
Segundo Waleska, a Amazônia tem cinco mamíferos aquáticos com características bem peculiares, ressaltando o peixe-boi da Amazônia, espécie endêmica da região. Entretanto, devido às dificuldades logísticas da área e o baixo número de pesquisadores, ainda há uma carência nas informações biológicas dessas espécies. “Com isso, esperamos que o minicurso mostre a importância da conservação destas espécies e até aguce a curiosidade científica dos alunos, os quais poderão se tornar futuros pesquisadores na região amazônica” ressalta.
Participação
A inscrição para o minicurso terminam hoje (26) e o valor da taxa é R$ 20 para alunos do UniNorte e R$ 30 para o público externo. A inscrição pode ser feita por meio do site do Uninorte. Para outras informações ligue (92) 3212-5118.