Ricardo Lemos/MCT - Ministro Sergio Rezende em conversa com a ministra de Ciência e Inovação da Espanha, Cristina Garmendia.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, se reuniu nesta segunda-feira (19) com a ministra da Ciência e Inovação da Espanha, Cristina Garmendia. Os dois países buscam aumentar a cooperação científica e tecnológica para impulsionar o desenvolvimento da indústria e o crescimento da economia.
No encontro, Rezende destacou que Brasil e Espanha têm interesses comuns. “Saúde e energia são áreas em que podemos crescer juntos. Essas são duas prioridades que os governos brasileiro e espanhol determinaram nas suas políticas de ciência e tecnologia”, disse. A Espanha é referência em pesquisas com energia solar, setor em que o Brasil ainda não detém muito conhecimento.
A ministra espanhola destacou o Sistema Brasileiro Tecnologia (Sibratec) como um excelente modelo para que as pequenas empresas invistam em pesquisa e desenvolvimento. “Na Espanha o objetivo é transformar a C&T em rendimento. Queremos que a ciência e a tecnologia estejam presente nas empresas de diversos setores”, afirmou.
Rezende presenteou a ministra com uma cópia do Plano de Ação de Ciência e Tecnolgia 2007-2010 (PAC,T&I). Em uma rápida leitura, Garmendia fez questão de dizer que as prioridades brasileiras são parecidas com a do governo espanhol. Brasil e Espanha organizarão um documento com projetos que podem ser ampliados e ter a participação de pesquisadores estrangeiros.
Além dos setores de saúde e energia, as áreas de biotecnologia, biocombustíveis e nanotecnologia também devem ser beneficiadas com um acordo bilateral.