Divulgação/Mast - Sextante, do acervo do Mast, no Rio de Janeiro.
Na próxima semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) participa da Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C 2010), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. A ExpoT&C integra a programação das atividades da 62ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 25 e 30 deste mês. O stand do Mast, que ficará localizado no espaço reservado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estará aberto ao público das 10h às 19h, de 26 a 30 de julho.
Atendendo ao tema deste ano da SBPC, Ciências do Mar: herança para o futuro, o Museu de Astronomia mostrará em seu stand, de maneira clara e interativa, instrumentos científicos e documentos históricos que fazem parte do acervo da instituição. O público irá conhecer, através de banners, aparatos interativos, réplica e modelo didático, a Bússola, o Sextante, o Previsor de Marés, o Teodolito, o Círculo de Borda e uma Carta Náutica datada do século 19. Os visitantes ainda poderão explorar virtualmente, em telas touch screen (sensíveis ao toque), alguns desses instrumentos.
No espaço comum a todos os institutos, da tenda do MCT, Ronaldo de Almeida, do Serviço de Programas Educacionais da Coordenação de Educação do Mast, proferirá a palestra “O Sextante e a Balestilha: medindo ângulos no mar”. De segunda à sexta, na parte da manhã e à tarde, durante 40 minutos, o físico ilustrará didaticamente o funcionamento dos dois instrumentos científicos.
Outra atividade que irá atrair o público é o “Brincando com a Ciência”. Através de módulos – invenções construídas com objetos domésticos e de baixo custo como garrafas Pet, isopor, latas e demais acessórios - serão apresentados fenômenos científicos de ordem mecânica, ótica, sonora, elétrica, entre outros. Foguete a álcool, pêndulos dançarinos, cineminha e vibrassom são algumas das experiências que o público irá conferir.
Uma das mais famosas atividades do Museu de Astronomia também estará presente durante a ExpoT&C. Localizado no stand “Circo da Ciência” da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), o Planetário Inflável fará com que o público aprenda e se divirta em uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro. Assistindo à simulação de uma noite estrelada, os visitantes vão aprender sobre os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar e a mitologia grega associada às constelações.
O stand do Mast, este ano, ocupará uma área de 20 metros quadrados, dentro da tenda MCT, na ExpoT&C. A expectativa é a de que circulem mais de quatro mil pessoas por dia nos pavilhões, que ficarão em uma área total de 6.000m².
Acervo
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) é uma instituição de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia que trabalha, prioritariamente, com preservação e divulgação da memória científica nacional e com projetos desenvolvidos na área de história da ciência, museologia e educação em ciências.
O Museu possui sob sua guarda o mais importante acervo de ciência e tecnologia do Brasil. São cerca de dois mil objetos técnicos e científicos dos séculos 19 e 20, conjunto comparável às maiores coleções mundiais do gênero. São manuscritos, fotografias, publicações e instrumentos científicos que contam muito da história da ciência no país. Dentre esses instrumentos, encontram-se sextantes, bússolas, previsor de marés, círculos de borda, teodolitos, de grande valor histórico fabricados na França, Inglaterra e Estados Unidos.