C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
INT apresenta alternativas tecnológicas na 62ª Reunião Anual da SBPC
Clique para ver todas as fotos de INT apresenta alternativas tecnológicas na 62ª Reunião Anual da SBPC
Divulgação/INT - Técnica prepara cultivo de microalgas, no INT.
23/07/2010 - 09:25

Aproveitamento de microalgas na produção de biodiesel, utilização de membranas como alternativa para purificação e dessalinização de águas são algumas das atrações que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) leva à Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C 2010) na próxima semana na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, com o objetivo de mostrar alternativas tecnológicas para o desenvolvimento sustentável.

A ExpoT&C integra pelo 18º ano consecutivo as atividades da Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano ocorre em Natal (RN), de 25 a 30 deste mês. O INT ocupa um dentre os 28 estandes da tenda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na ExpoT&C. A expectativa é a de que circulem mais de quatro mil pessoas por dia nos pavilhões, que totalizam área de 6.000m².

No estande do INT, os visitantes terão oportunidade de conhecer que as vantagens do uso de biocombustíveis podem ser ampliadas por meio da diversificação da matéria-prima, aproveitando-se a grande biodiversidade existente no País. Uma das possibilidades mais vantajosas já identificadas é a utilização de microalgas. O INT realiza estudos pioneiros para o desenvolvimento dessa alternativa. O cultivo apresenta diversas vantagens em relação às demais matérias-primas, apresentando uma produtividade pelo menos sete vezes superior ao dendê, considerado a oleaginosa de maior produtividade.

Além disso, a microalga tem coleta diária independente de safras, cultivo em climas e solos não adequados às culturas tradicionais e ainda aproveita resíduos industriais como efluentes orgânicos e o gás carbônico (CO2) (com possível pleito de créditos de carbono).

No INT as pesquisas com microalgas são desenvolvidas desde 2003, tendo início dois anos depois o estudo das possibilidades de produção de biodiesel a partir do óleo extraído desta biomassa. Esses resultados iniciais geraram o primeiro trabalho publicado no País sobre o tema e foram apresentados no 1º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, em 2006. Durante esse trabalho, foi desenvolvido um novo sistema de agitação de culturas de microalgas, o sistema  borbulhamento por bombeamento de ar (BBA), que aumentou consideravelmente a produtividade em biomassa de microalga.

Outro destaque que será exibido na ExpoT&C 2010 é o projeto de pesquisa que utiliza membranas com poros muito pequenos para filtrar sal, bactérias, proteínas e outras partículas até mil vezes menores que o milímetro. A solução, desenvolvida por especialistas do INT, pode ser uma alternativa para purificação e dessalinização de águas, processos fabris como a concentração de alimentos ou ainda ser usada na área de saúde, aprimorando a hemodiálise, usada para purificar o sangue de pacientes com problemas renais.

Desenvolvidas pela área de Processamento e Caracterização de Materiais do INT, as membranas podem ser feitas de polímeros, metais, terras diatomáceas ou cerâmicas. Quanto menores os poros, maior é a pressão para induzir a passagem do fluido.

Quem visitar o espaço do INT na mostra também pode participar do Quiz Tecnológico, um jogo interativo de perguntas e respostas, contendo informações históricas e atuais sobre ciência, tecnologia e inovação. Uma maquete autoexplicativa sobre a Cadeia Produtiva do Biodiesel, com informações sobre todo o processo de produção e comercialização do biocombustível, também faz parte do estande.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação