Riscos em acervos culturais é o tema do próximo encontro do ciclo de palestras do Mast Colloquia 2010. O evento, que ocorre mensalmente no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, é norteado este ano pela temática Segurança de Acervos. A palestra será hoje (13), às 14h30, no auditório do Mast – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão –, com entrada gratuita. Haverá transmissão em tempo real pela internet (www.mast.br).
O palestrante José Luiz Perdersoli Junior, especialista em avaliação de risco em acervos culturais, comprovará como estratégias sustentáveis podem ser estabelecidas para minimizar impactos negativos, garantindo a transmissão do patrimônio cultural para as gerações futuras com a menor perda de valor possível.
“O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para otimizar a tomada de decisões dirigidas à conservação do patrimônio cultural. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco ao patrimônio, desde eventos emergenciais e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais lenta e contínua. A partir da identificação e análise desses riscos, é possível estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigá-los em função de suas respectivas magnitudes e incertezas associadas”, adianta Perdersoli.
Mast Colloquia
Com o Mast Colloquia, o Museu de Astronomia procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais das áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir o contato. Os textos produzidos a partir das palestras são publicados, ampliando o alcance do evento. Os encontros do Mast Colloquia já resultaram na edição de sete publicações. Os livros, disponíveis para consulta na biblioteca do Museu, podem ser adquiridos por meio da Associação Cultural de Amigos do Mast (Samast), pelo telefone (21) 2580-6810.
O evento é realizado desde 1996 e aborda temas relacionados às áreas de atuação. Entre 1996 e 2001, as palestras do ciclo abordaram temáticas referentes à história das ciências, com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre a prática de diversas áreas. Após intervalo de um ano, o programa de palestras foi retomado, em 2003, tendo a Museologia como foco. Desde então, os eixos temáticos dos encontros foram Museu: Instituição de Pesquisa (2003), Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação (2004), Conservação de Acervos (2005 e 2006), Documentação em Museus (2007), Museu e Museologia: interfaces e perspectivas (2008) e O caráter Político dos Museus (2009).
Este ano, após sete anos sob organização da Coordenação de Museologia (CMU), a Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) do Museu – que apoiava a realização das palestras – passa a ser responsável pelo evento, que, neste ano, tem como temática central Segurança de Acervos. A cada encontro, especialistas convidados apresentarão perspectivas sobre assuntos relacionados à preservação e segurança de acervos de importância histórica.
Serviço:
Mast Colloquia 2010 - Riscos em acervos culturais
Palestrante: José Luiz Perdersoli Junior - especialista em Avaliação de Risco
Data: 13 (3ª feira)
Horário: 14h30
Local: Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro
Entrada gratuita