Foi adiada a divulgação do resultado do Programa Oseo/Finep, que prevê o desenvolvimento de projetos cooperativos entre empresas brasileiras e francesas. A nova data ainda será definida. Em 2009, as duas agências, que atuam de forma semelhante no apoio à inovação, celebraram acordo de cooperação tecnológica tendo como objetivo o financiamento de pesquisas a serem desenvolvidas por pequenas e médias empresas dos dois países.
Na primeira rodada, 14 empresas entregaram projetos à Oseo e 10 submeteram suas propostas à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT). Um total de oito empresas, das quais quatro nacionais e quatro francesas, foram aprovadas nesta etapa. Estes empreendimentos que tiveram suas consultas prévias enquadradas, agora estão em fase de elaboração de suas solicitações de financiamento.
Ao todo, serão disponibilizados R$ 7 milhões para pesquisas em áreas como nanotecnologia e saúde. Os recursos seguem a regra do Programa Inova Brasil, da Finep, que opera empréstimos com juros subsidiados a partir de R$ 1 milhão.
Saiba mais
A Oseo Inovação é a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de 800 milhões de euros. A França tem hoje mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado – 56% - e, de seus gastos com pesquisa e desenvolvimento, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes.