Nos dias 13 e 14 de julho se realiza o Seminário de Iniciação Científica (Sicinpe 2010) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP). O evento encerra as atividades de 2009-2010 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no período. No total, são 12 apresentações orais e 54 em formato de pôster.
O Pibic objetiva estimular e atrair para a pesquisa os novos talentos em formação nos cursos de graduação de todo o Brasil. O programa é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) com a concessão de bolsas. A seleção contempla projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A vigência das bolsas é de 12 meses, com início em agosto de cada ano.
Hoje, o Inpe tem 66 bolsistas distribuídos nas unidades de São José dos Campos (SP), Cachoeira Paulista (SP) e São Paulo, e mais 29 em Santa Maria (RS) e seis em Natal (RN), estes lotados respectivamente nos centros regionais Sul e do Nordeste.
Além dos bolsistas e seus orientadores, participam do evento os pesquisadores do Inpe que fazem parte do Comitê Interno do Pibic e os professores Domingos Alves Rade, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); José Marques da Costa, da Universidade de Taubaté (Unitau), e Manuel Máximo Malheiro de Oliveira, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que integram o Comitê Externo de Consultores do CNPq, que faz a avaliação do Pibic/Inpe e participa do processo de seleção de bolsas para o período 2010-2011.
Mais informações sobre o Pibic no site https://www.inpe.br/pibic/