O escritório de representação do Centre National de
la Recherche Scientifique (CNRS) foi inaugurado no Rio de Janeiro. O Centro brasileiro, que funciona na Maison de France, junto ao Consulado Geral da França, marca um momento estratégico de cooperação entre o Brasil e a França.
A cerimônia de inauguração ocorreu na quarta-feira (16) e teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, o diretor geral do CNRS, Joel Bertand, e a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi.
Na inauguração, Wrana destacou que o novo Centro celebra uma parceria "rica e antiga" entre os países. Segundo ela, a cooperação francesa contribuiu para a criação das primeiras universidades e centros de pesquisa do Brasil. "Hoje, estamos numa outra fase da nossa cooperação. Penso que aprendemos bem, porque hoje podemos trocar conhecimento num outro patamar", destacou Wrana.
O diretor geral Bertand destacou que a inauguração do escritório reflete a “total confiança” da instituição francesa no Brasil. Para ele, a cooperação franco-brasileira mudou, “já que a parceria científica hoje está equiparável. A mudança se dá inclusive com o aumento da vinda de alunos franceses para o Brasil, sobretudo nos temas em que a ciência nacional está à frente da francesa. Temos muito a aprender com o Brasil", completou.
Hoje, o CNRS tem representações em Santiago, no Chile; Washington, nos Estados Unidos; Moscou, na Rússia; Hanói, no Vietnã; Pequim, na China; Tóquio, no Japão; Bruxelas, na Bélgica, e Joanesburgo, na África do Sul. O CNRS Brasil é o nono escritório da instituição no exterior e será dirigido por Jean-Pierre Briot, membro do Laboratório de Informática de Paris 6, laboratório de Ciência da Computação Conjunto da Universidade Pierre e Marie Curie e do CNRS.
Parceria
O CNPq tem 15 projetos vigentes em parceria com o CNRS, um investimento de R$ 569,7 milhões. O primeiro instrumento de cooperação entre as duas instituições foi assinado em 1975. Em 2007, um novo acordo abordou questões como transferência de material protegido e uso da biodiversidade e propriedade intelectual.
História
Criado por iniciativa do Prêmio Nobel de Física, Jean Perrin, em 2010, o CNRS completa 71 anos ocupando um lugar fundamental na pesquisa francesa e em todas as áreas do saber. O Centro é uma organização de pesquisa do governo francês, subordinado ao Ministério de Pesquisa daquele país.