C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Bolsistas do CNPq recebem prêmio Guggenheim
17/06/2010 - 12:12

Três bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) foram agraciados com o prêmio Guggenheim 2010, anunciado pela Fundação John Simon Guggenheim, sediada em Nova Iorque. Os ganhadores são definidos pela destacada precocidade e produtividade acadêmica, científica ou artística, e selecionados por ex-ganhadores da premiação e outras autoridades das áreas contempladas.

A Fundação Memorial John Simon Guggenheim, fundada pelo senador Simon Guggenheim, em 1925, para homenagear o filho morto durante trabalhos de campo em antropologia, concede bolsas, que podem ser consideradas prêmios, para promover o avanço e a difusão do conhecimento e sua compreensão, assim como a apreciação da beleza. O prêmio já contemplou cientistas e diversos artistas. A lista de ganhadores inclui nomes como James Watson, Ivan Izquierdo, Oliver Sacks, Mario Schenberg, Noam Chomsky, Linus Pauling, Howard Gardner, Octavio Paz, além de um total de 102 prêmios Nobel.

Os ganhadores

Abraham Chian-Long Chian

Graduado em Engenharia Elétrica e Ciências Espaciais pela Cornell University, em 1973, Chian-Long doutorou-se em Matemática Aplicada e Física Teórica na University of Cambridge, no ano de 1977, e em Economia na University of Adelaide, em 2005. Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com experiência nas áreas de Física e Economia, com ênfase em Dinâmica Não Linear e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos temas: fenômeno não-linear, física do plasma, física espacial, astrofísica e dinâmica econômica. Ganhador de vários prêmios, Abraham foi coordenador do Programa de Cooperação Brasil-Rússia-Geórgia em Pesquisa Espacial, entre 1988 e 1990, e coordenador do Programa de Cooperação Brasil-China em Pesquisa Espacial, 1991-1992.

Patricia Torres Bozza

Patricia graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1990; doutorou-se em Ciências no Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz, em 1993. Nos três anos seguintes, fez pós-doutorado na Harvard Medical School. Atualmente lidera grupo de pesquisa voltado para o estudo dos mecanismos celulares e moleculares da ativação leucocitária e geração de mediadores inflamatórios na resposta à infecção e outras formas de inflamação. A pesquisadora, que já ganhou diversos prêmios, se dedica a quatro linhas de pesquisa: Fisiopatologia e novas estratégias terapêuticas na sepse e dengue; Migração e Ativação Celular; Mecanismos de expressão e Função de mediadores lipídicos e citocinas e Biogênese e Função de Corpúsculos Lipídicos.

João Ricardo Mendes de Oliveira

João Ricardo concluiu a graduação em medicina em 2000, e em 2004 obteve o título de doutor, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2001, ingressou no programa de Pós-doutorado nos Departamentos de Psiquiatria e Neurologia da Universidade da Califórnia, onde foi assistente de ensino em Psicopatologia e Neurobiologia, na Faculdade de Medicina. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria, coordenador do ambulatório de Saúde Mental do HC e pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, na UFPE. João Ricardo já publicou 41 artigos e cartas ao editor, em periódicos como Nature, Science, Molecular Psychiatry, Neurology e American Journal of Human Genetics.

Confira o resultado dessa edição aqui.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação