Comunicação, empreendedorismo, inovação e tecnologia são alguns dos temas da Semana da Inovação, que termina hoje (17) no Laboratório Nacional Computação Científica (LNCC/MCT), em Petrópolis (RJ). A iniciativa é uma parceria entre o LNCC e o Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio (NIT-Rio).
Segundo o coordenador do NIT-Rio pelo LNCC, Augusto Raupp, a proposta é incentivar ainda mais o empreendedorismo e a cultura inovadora no Laboratório. Para ele, esta é uma forma de demonstrar que as novas tecnologias desenvolvidas na instituição são de forte potencial de mercado, podendo, inclusive, gerar empresas e contribuir para a criação de empregos – relação direta com o crescimento da riqueza nacional.
A respeito do cenário de inovação no Brasil, Raupp afirma que "é excelente. Hoje, a Política Científica e Tecnológica do governo está alinhada com a Política Industrial. Isto significa que existe um encadeamento entre as iniciativas de fomento à inovação, proporcionando financiamento a empresas de todos os portes. O que falta agora é a pesquisa tecnológica ser realizada nas empresas. A Lei de Inovação criou mecanismos de incentivo para que isso aconteça, como por exemplo, a Subvenção Econômica, que financia projetos inovadores nas empresas com recursos não reembolsáveis", comenta.
Programa de hoje:
09h30 - Palestra
Lei de Inovação sob a Ótica do Mercado
Auditorio A
Palestrante: Gleyce Costa - NIT Rio
10h30 - Palestra
Estratégias de Proteção
Auditorio A
Palestrante: Giselle Carvalho - NIT, Rio
11h30 - Palestra
Propriedade Intelectual em BioTecnologia
Auditorio A
Palestrante: Vanessa Amaral - NIT Rio