O diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr., nesta sexta-feira da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento visa discutir temas como a utilização sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais, aumento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, entre outros, com o propósito de formular propostas para a construção de uma Política de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituto de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), desenvolve pesquisas sobre os sistemas naturais e diversidade biológica e sobre dinâmicas socioculturais na Amazônia, contribuindo com conhecimento científico para o desenvolvimento de políticas públicas para a região.
A participação do Museu Goeldi no evento se faz por meio de dois pesquisadores e de seu diretor. Hoje, a pesquisadora Ima Vieira será relatora na Plenária 3 Ciência básica e produção do conhecimento: um desafio para o Brasil; e, amanhã (28), o diretor Nilson Gabas coordena a sessão paralela Institutos de Pesquisa e Inovação: Novos Paradigmas.
Conferência
A 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu em 1985, convocada pelo primeiro ministro da ciência e tecnologia, Renato Archer, para discutir com a sociedade as políticas para a ciência e tecnologia com o propósito de subsidiar as ações do então recém-criado MCT.