A Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD) vai participar da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (Icid 2010), marcada para agosto de 2010, em Fortaleza (CE).
A informação é do secretário executivo da UNCCD, Luc Gnacadja, que participou de reunião na segunda-feira (17) com o governador do Ceará, Cid Gomes, o vice Francisco Pinheiro, o representante da UNCCD na América Latina, Heitor Matallo, o diretor da Icid, Antonio Rocha Magalhães, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), Roberto Germano Costa, o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, e com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
Na ocasião, Gnacadja conheceu os projetos do estado nas áreas de gerenciamento de recursos hídricos, interligação de bacias e combate à desertificação já desenvolvidos no estado do Ceará. Ele disse que a UNCCD se soma às instituições organizadoras da Icid, assegurando ampla participação no evento, no qual também lançada a Década das Nações Unidas sobre Desertos e Desertificação.
O governador Cid Gomes garantiu empenho em realizar uma mobilização nacional desde a Icid Internacional até a Rio+20, programada para 2012, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de atrair mais atenção para a problemática e as potencialidades das regiões semiáridas. A intenção é demonstrar ao mundo a experiência exitosa do Ceará nas ações de mitigação dos efeitos da seca.
Por sua vez, Germano Costa, solicitou apoio para a abertura de Editais pela Fundação de Pesquisa do Ceará, dentro da temática do Semiárido. “A sugestão foi imediatamente aceita, o que nos deixa muito contentes. A intenção do governador é que esse edital seja lançado pela Funcap Ceará, no valor de R$ 3 milhões, logo na abertura da Icid Internacional”, informou.
Para a programação da Icid 2010, são mobilizados atores de 60 países, que discutirão ações focadas nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta, principalmente dentro dos aspectos ambientais e climáticos, vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável.
Para mais informações acesse a página do evento: www.icid18.org