O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o apoio do Ministério das Minas e Energia (MME) realizou a semana passada,
em Belo Horizonte (MG), reunião setorial para definir a agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
em Energia Solar Térmica.
No encontro foram definidos temas como Radiação Solar, Materiais, Componentes e Dispositivos e sistemas da agenda de trabalho que objetiva o desenvolvimento de ações, visando o fornecimento à indústria nacional de tecnologias de baixo custo para atender à sociedade, em especial, ao Programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal.
Na ocasião foi feita uma visita técnica às instalações de pesquisa em energia solar da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec/MG).
A reunião teve a participação do coordenador Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCT, Adriano Duarte, do analista de Ciência e Tecnologia da Setec, José Gontijo, e Marcos Costa, também da Setec, do diretor presidente do Cetec, Alfredo Gontijo, além de representantes do MME, das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Ouro Preto (Ufop), de Pernambuco (UFPE), da Paraíba (UFPB), do Laboratório Green Solar, da Abrava, da Empresa Tuma, entre outros.
As reuniões setoriais têm ocorrido para definição das agendas de trabalho e programas de PD&I, que atendam os objetivos e metas do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I – 2007-2010), para incentivar a pesquisa no País e programas conjuntos entre Institutos de Ciências Tecnológicas (ICT’s) e empresas.
Já foram realizadas reuniões setoriais de PCH, Fotovoltaica, Carvão Mineral, Baterias, Acumulador de Energia e Veículos Elétricos. Estão previstas para abril, encontros sobre Biodigestão e Energia Eólica.
A Rede de pesquisa
em Energia Solar Térmica é articulada pelo MCT, com apoio do MME, em consonância com o PAC,T&I.