C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Fábrica do Ceitec vai impulsionar mercado de eletrônica
Clique para ver todas as fotos de Fábrica do Ceitec vai impulsionar mercado de eletrônica
Foto:Zero Hora - Eduard Weichselbaumer (E), presidente do Ceite, ministra Dilma Roussef, ministro Sergio Rezende e o prefeiro de Porto Algre, José Fogaça.
05/02/2010 - 18:46

A fábrica do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec/MCT) de circuitos integrados é primeira a fabricar chips na América Latina. Na cerimônia de inauguração, hoje (5), em Porto Alegre (RS), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, destacou o papel do Ceitec  na economia do País. “É muito mais que uma fábrica. É um propulsor de novas empresas para o mercado brasileiro.”

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) investiu R$ 400 milhões na construção da fábrica. A produção de chips cria um ambiente para a instalação de outras fábricas para atender a uma demanda que deve ser crescente. Uma unidade será construída em São Leopoldo, cidade próxima à capital gaúcha, para encapsular os chips. “A fábrica do Ceitec será uma fornecedora de produtos de ponta e geradora de empregos diretos e indiretos. Estamos ajudando no avanço do País”, disse o presidente do Ceitec, Eduard Weichselbaumer.

Rezende destacou que o Brasil tem mão de obra para atuar no mercado de microeletrônica. “Há algum tempo faltavam profissionais para essa área. Hoje, temos centenas de projetistas para o setor de chips. O Programa CI Brasil criou centros que têm estrutura de equipamentos, sistemas e materiais necessários para projetar CIs e treinar os especialistas”, ressaltou.

Participaram também da inauguração, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Em tom de brincadeira, o presidente pediu aos jornalistas que não deixassem de escrever os benefícios do Ceitec ao Brasil.

“Em uma ponta, [a fábrica] vai estimular mais jovens a estudar engenharia. No outro extremo vai impulsionar o sistema de microeletrônica atraindo mais empresas para atuar no Brasil. Assim, teremos a quinta ou a sexta economia mais forte do mundo em 2016 como prevê o Fundo Monetário internacional.”

A fábrica tem uma sala limpa classe 100, considerada 10 mil vezes mais limpa que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A exigência é para garantir que os chips sejam gravados nos wafers de silício. Para garantir esse nível de limpeza, a Ceitec utiliza água e ar ultra puros produzidos na empresa.

A Ceitec é uma estatal, com fins lucrativos, vinculada ao MCT. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos países desenvolvidos, o setor eletrônico responde por 12% do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, a indústria eletrônica é responsável por apenas 1,7% do PIB.

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação