O Banco Interamericano de Desenvolvimento ou BID é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, E.U.A e tem como propósito financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e Caribe.
O BID colabora com os países para combater a pobreza e promover eqüidade social por meio de programas adequados às condições locais. Trabalhando com governos e também com o setor privado, o Banco procura obter crescimento econômico sustentável, aumentar a competitividade, modernizar as instituições públicas e fomentar o livre comércio e a integração regional.
O grupo BID é formado por três instituições, são elas:
- O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apoia o desenvolvimento socieconômico e a integração regional da América Latina e do Caribe, principalmente mediante empréstimos a instituições públicas, mas também financia alguns projetos do setor privado;
- A Corporação Interamericana de Investimentos (CII), organização multilateral de financiamento que promove o desenvolvimento econômico da América Latina e Caribe mediante o financiamento de pequenas e médias empresas privadas; e
- O Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), fundo autônomo administrado pelo BID que concentra seu apoio no setor privado brasileiro.
Iniciativas Prioritárias
A fim de exercer um impacto mais vigoroso sobre o desenvolvimento na América Latina e no Caribe, o BID identificou áreas prioritárias para suas ações e lançou novas iniciativas, voltadas para os desafios que estão surgindo diante da região.