O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente que a conversão da Usina Termelétrica Juiz de Fora (UTE JF),
em Minas Gerais , para operar com etanol é uma importante inovação que coloca o Brasil em destaque na geração de energia elétrica.
Na última semana, o presidente participou da inauguração da primeira termelétrica do mundo a usar o combustível renovável para geração de energia elétrica, no Distrito Industrial de Benfica, em Juiz de Fora (MG). A termelétrica agora é flex-fuel (bicombustível) e opera em fase de testes com o etanol desde 31 de dezembro último.
“Temos outras termelétricas a gás que podem ser convertidas e isso facilitará que tenhamos mais flexibilidade para oferecer à população a tranqüilidade no fornecimento de energia”, disse Lula.
O presidente também destacou a inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP). O laboratório, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realiza pesquisas na área de bioetanol de cana-de-açúcar.
De acordo com Lula, os estudos do laboratório para substituir a gasolina por etanol de cana-de-açúcar são fundamentais para o crescimento do Brasil. “Estou convencido de que o País está no caminho certo e que os países ricos terão que seguir essa trajetória”.