Mais quatro Redes Temáticas de Serviços Tecnológicos entraram em fase de contratação para o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Esse programa tem como objetivo articular e aproximar a comunidade científica e tecnológica com empresas brasileiras.
As redes beneficiadas são produtos de setores tradicionais como têxtil, couro, calçados, madeira e móveis; sangue e hemoderivados; gravimetria, orientação magnética, intensidade de campo magnético e compatibilidade eletromagnética, e produtos para a saúde.
Nessa fase as quatro redes, que já coordenam redes formalmente constituídas, assinarão um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e receberão recursos para iniciar as atividades e fortalecer a montagem da infraestrutura laboratorial necessária para receber a demanda empresarial.
As redes de Serviços Tecnológicos do Sibratec, assim como as coordenadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e por outros organismos regulamentadores, têm como tarefa ofertar às empresas serviços de calibração, de ensaios e análise entre outros serviços tecnológicos especializados para auxiliá-las na superação de exigências técnicas para ampliar o acesso a outros mercados.