C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Trigêmeos estão entre os medalhistas da 5º Obmep
Clique para ver todas as fotos de Trigêmeos estão entre os medalhistas da 5º Obmep
Thiago Mendonça/MCT - O ministro Rezende (D) e Cesar Camacho, diretor geral do Impa, na apresentação dos resultados da Obmep
14/12/2009 - 14:55

A relação dos estudantes vencedores da 5º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e pela secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, em Brasília. Mais de 19 milhões de estudantes, cerca de 10% da população, da 5º a 8º séries do ensino fundamental e das três séries do ensino médio fizeram as provas objetivas e discursivas. Os alunos são de 44 mil escolas de 5.510 municípios.

A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação (MEC). Este ano, a quinta edição da Olimpíada premiou 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze. Os trigêmeos Joeverton, Joebert e Joemerson de Oliveira Maia, de João Pessoa (PB), estão entre os três mil medalhistas. Os irmãos de 11 anos estudam a 6ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com muito estudo e o incentivo do pai José Jorge, que é professor de matemática, a tripla vitória foi conquistada.

Os estudantes levam para casa uma medalha de ouro, conquistada por Joeverton, e duas de bronze. “Estudamos pelo menos uma hora por dia e trabalhamos o banco de questões o ano inteiro”, disse Joeverton. Ainda tão jovens os trigêmeos já sabem a profissão a seguir. Os irmãos pensam em cursar faculdade de ciência da computação e futuramente desenvolverem softwares para computador.

A participação dos alunos na Obmep é continuada resultando uma lista de 17 tetracampeões. Desde 2005, esses estudantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Paraná lideram os resultados.

De acordo com o ministro Sergio Rezende, a Olimpíada é a melhor ação para estimular a melhoria do ensino na escola pública. “Participam 99% dos municípios. Vamos fazer um esforço para em 2010 chegarmos a 100% das cidades. Falta um pouco mais de 20 municípios”.

A Obmep vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País. Para o MEC, o programa tem o compromisso de garantir a excelência como valor maior no ensino público. “Além de identificar talentos é importante saber o impacto sobre a formação dos professores e suas aulas. A Olimpíada possibilita o desenvolvimento de um ensino diferente e melhor”, disse a secretária do MEC, Maria Lacerda.

A cerimônia nacional de premiação está prevista para março de 2010, no Rio de Janeiro. Os professores dos premiados, as escolas em que estudam e as secretarias de educação também receberão prêmios. Coleções de livros e vídeos, kits de material esportivo e troféus estão entre os materiais.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação