C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Projeto do Museu Goeldi lança publicação sobre pesca
Clique para ver todas as fotos de Projeto do Museu Goeldi lança publicação sobre pesca
Crédito: Arquivo Mpeg - Projeto do Museu Goeldi lança publicação sobre pesca
10/12/2009 - 08:00

O Grupo de Pesquisa Renas, da Coordenação de Ciência Humanas (CCH) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), lança hoje (10), às 9h30, no município de Curuçá (PA), o quarto volume da série Cadernos da Pesca - Informes de Pesquisa.

O livro é organizado pelas pesquisadoras Lourdes Furtado, Isolda Maciel da Silveira e Graça Santana, com apoio de Alice Martins, e apresenta resultados de estudos entre populações pesqueiras realizados por bolsistas do projeto e por grupos locais, que participaram da programação promovida e coordenada pelo Renas.

Direcionado para as atividades desenvolvidas na microrregião do Salgado, nordeste paraense, em especial em Curuçá, que abriga em seu território, a Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande, as informações contidas no volume revelam problemas sócios ambientais; avanços no campo da aqüicultura e do artesanato; a divulgação de espécies aquáticas e medicinais; a descoberta da importância do quintais para nutrição trabalho e renda; o mapeamento dos marcos regulatório e da violência na pesca.

Os pescadores do município participaram das pesquisas e também da publicação. Para transformar suas vivências diárias nos relatos de experiências contidos no Caderno de Pesca, a comunidade local se dividiu em cinco grupos, que se autodenominaram: Go, Mero, Miquim, Pargus e Tainha (os nomes representam espécies de peixes comuns na região).

Renas  

O Projeto Populações Tradicionais Haliêuticas - Impactos Antrópicos, Uso e Gestão da Biodiversidade em Comunidades Ribeirinhas e Costeiras da Amazônia Brasileira (Renas), realiza, a mais de duas décadas, estudos entre populações pesqueiras na amazônia brasileira, sendo, portanto na região, pioneiro nesta atividade, que tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento regional. Em sua trajetória o projeto, se destaca pela difusão dos conhecimentos produzidos para as comunidades onde realiza os estudos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação