O Programa de Capacitação de Recursos Humanos para a Inovação (Rhae) - Pesquisador nas Empresas divulga os dados consolidados do Edital MCT/Setec/CNPq nº 67/2008, que tem o objetivo apoiar a inserção de pesquisadores nas empresas para desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação.
Os itens financiados pelo edital foram Bolsas de Fomento Tecnológico, nas modalidades de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais (SET), de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DIT) e Bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).
Ao todo, foram recebidas 727 propostas, das quais 172 foram aprovadas, com a inserção de 312 mestres e doutores, num valor global de R$ 26 milhões.
As principais áreas abordadas pelos projetos foram Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Saúde. A Região mais contemplada foi a Sudeste, seguida das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
Em relação a 2008, houve um crescimento de 31,3% na aprovação de projetos; crescimento de 52,2% na inserção de mestres e doutores e um aumento de 30% no valor global disponibilizado para o edital, ao passo que o edital anterior, aprovou 131, com a inserção de 205 mestres e doutores, com o valor global de R$ 20 milhões.