Convênio para a implantação da Rede de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) no Rio Grande do Sul será assinado hoje (3) entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), e a governadora Yeda Crusius.
O projeto, no valor total de R$ 2,4 milhões, deve garantir assistência à, no mínimo, 150 micro, pequenas e médias empresas nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Automação, Agronegócio e Alimentos, Eletroeletrônicos, entre outros setores empresariais estratégicos presentes no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PAC,T&I – 2007-2010).
A Rede de Extensão Tecnológica visa atender empresas em suas demandas e necessidades de modo a torná-las competitivas no mercado mundial. O projeto deve implementar ações que contribuam para o avanço do conhecimento e da tecnologia e aumentem o valor agregado e a produtividade, de modo que haja crescimento nas exportações.
Também participam da solenidade de assinatura
em Porto Alegre o coordenador geral de Serviços Tecnológicos da Setec, Newton Padilha, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado (SCT), Artur Lorentz.
No Rio Grande do Sul o Sibratec é viabilizado com recurso de várias entidades entre elas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro, Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Instituto Evaldo Lodi (IEL/RS), Pontifícia Universidade Católica (PUC) e as universidades do Vale dos Sinos (Unisinos) e Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).