O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota, abriu na manhã de hoje (9), em Brasília, o 3º Congresso Nacional da Rede de Tecnologia de Biodiesel. Promovido em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) o evento objetiva debater temas ligados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em biodiesel, bem como promover o encontro entre especialistas, estudantes e a sociedade civil para discutir meios para um desenvolvimento sustentável.
Ele fez um balanço da matriz energética do Brasil, falou dos números e disse que “as perspectivas corroboram com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB)”. Na visão de Mota o Congresso é uma oportunidade de congregar os atores envolvidos com o tema, como setores produtivos e instituições de pesquisada para “identificar os gargalos tecnológicos e acompanhar sua evolução”.
O presidente do MBC, Cláudio Leite Gastal, por sua vez, falou sobre a importância da tecnologia do uso do biodiesel, quanto ao desenvolvimento das energias renováveis. O coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel da Casa Civil da Presidência da República, Rodrigo Augusto Rodrigues, destacou a importância do PNPB, dizendo que “o programa hoje é parte do trabalho que temos que desenvolver para a ampliação do mercado para o combustível”. Para Gastal, a “consolidação do Programa depende, principalmente, das pesquisas já realizadas”.
Para o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ivan Ramalho, “os biocombustíveis são elementos centrais para o desenvolvimento do País. O biodiesel tem se destacado como segmento que avança, constantemente, de forma segura”.
Como parte da programação do primeiro dia o coordenador geral de Tecnologia Setoriais da Setec, Adriano Duarte proferiu palestra enfocando o tema do livro Testes e Ensaios para a Validação do Uso da Mistura Biodiesel B5 em Motores e Veículos, lançado na oportunidade.
O evento, que termina amanhã (10), tem transmissão ao vivo pelo link: https://aovivo.biodieselbr.com/2009/