Promover, fomentar e apoiar atividades de divulgação científica e de melhoria da educação em ciências por meio da popularização da Astronomia. Este é o principal objetivo do Edital de Astronomia (20/2009), lançado ontem (15) em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. O edital é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES/MG).
O edital, inédito, destina R$ 500 mil aos projetos aprovados e faz parte das iniciativas da Fapemig para o Programa de Popularização da Ciência, do qual também faz parte o Edital de Popularização da Ciência, que destinar mais de R$ 1,4 milhão para as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
em Minas Gerais.
Entre as ações contempladas oelo edital, estão a criação de planetários, observatórios e centros de astrônomos, com o objetivo de atrair jovens para carreiras científicas tecnológicas por meio do fascínio que a astronomia e os fenômenos celestes exercem sobre eles. Além disso, propõe colaborar para a ampliação da mentalidade científica entre o público geral, por meio da formação de grupos e clubes de astronomia, especialmente em comunidades carentes.
Linhas de apoio
Entre as linhas temáticas estão o desenvolvimento de ações ou a aquisição de materiais destinados a atividades de divulgação científica e tecnológica em astronomia para o público em geral, como equipamentos, vídeos, materiais impressos, concursos, olimpíadas, entre outros; a realização de oficinas interativas, observatórios, cursos, palestras, seminários; e o aprimoramento ou a expansão de espaço destinado à popularização da astronomia, como centros e museus de ciências, bibliotecas e planetários fixos.
Além disso, a produção de conteúdos de divulgação da astronomia destinada aos diferentes meios de comunicação e a distribuição de materiais didáticos também poderão concorrer. As propostas serão recebidas até 13 de novembro eletronicamente no endereço https://agilfap.fapemig.br/
Ano Internacional
O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, por meio de atividades locais, nacionais e globais.
A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da física e da matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear e para a procura de partículas elementares.
Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje, telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama às ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.