Estão abertas as inscrições para o II Simpósio sobre Experimentação Animal do Estado do Amazonas. O evento é uma realização da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT). Ele acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no auditório Eulálio Chaves, onde será discutido, com palestras e minicursos, o tema “Bioética e Biossegurança: Fundamentos da Experimentação Animal”.
O professor doutor da Ufam, Fábio Tonissi, presidente da comissão organizadora do simpósio, afirma que o evento também servirá como capacitação aos alunos de graduação e pós-graduação para trabalhar com experimentação animal.
“Esse evento irá beneficiar todos os estudantes de graduação das áreas afins às ciências biomédicas e pós-graduação que trabalham com animais de laboratório no Estado do Amazonas, por meio da atualização técnica e capacitação para o refinamento dos trabalhos produzidos no Estado”, explica o professor.
As ciências biomédicas citadas por Tonissi são biologia, farmácia, medicina, medicina veterinária, odontologia, biomedicina, psicologia e outras.
Lei Arouca
De acordo com ele, outro assunto de grande importância que será debatido é a recente regulamentação da Lei Arouca que trata sobre a experimentação animal.
“Teremos sete palestrantes de outros estados, reconhecidos nacionalmente, que formarão um ambiente propício para fomentar discussões sobre o assunto”, declara.
As inscrições acontecem até 30 de agosto. Informações sobre programação, currículo dos palestrantes, patrocinadores e procedimentos de inscrição podem ser encontradas no hotsite do evento, pelo e-mail bioterio@ufam.edu.br ou na secretaria do Biotério Central, localizado no mini-campus da Ufam, no horário comercial.
Além do Inpa, apoiam o simpósio a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Nilton Lins (Uniniltolins), o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam).