Crédito: Higor Sousa - Antonio Barreto de Castro coordena os trabalhos da reunião
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Sped) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, pediu, hoje (13), aos participantes do Conselho do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), sugestões para que o Brasil atue mais ativamente no Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), a ser comemorado em 2010.
“O País tem projetos importantes, além de uma das maiores biodiversidade do mundo. Temos que mostrar as ações do PPBio, que trata o setor com singularidade, produzindo resultados concretos”, afirmou Barreto de Castro na 5ª Reunião do Conselho, realizada
em Brasília.
O AIB foi instituído em 20 de dezembro de 2006, na Assembléia Geral das Nações Unidas que determinou a sua comemoração em 2010. A Assembléia designou o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica - Convention on Biological Diversity - como ponto focal para o Ano e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros atores, visando a chamar maior atenção internacional para a perda contínua da biodiversidade.
Avaliação
Na reunião, a coordenadora Geral de Política e Programa em Biodiversidade da Seped, Maria Luiza Braz, apresentou o Relatório de Avaliação Externa do PPBio. “Segundo os avaliadores, o PPbio preencheu uma lacuna importante no setor de ciência e tecnologia brasileiro, pois o Brasil é o detentor da maior biodiversidade do planeta e não tinha um programa de pesquisa bem estruturado sobre este tema”, disse.
O relatório do PPBio mostra como pontos fortes o surgimento de uma política de geração de conhecimento sobre a biodiversidade amazônica e do semiárido, a mobilização de centenas de pesquisadores e estudantes em estudos sobre biodiversidade, entre outros.