O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa na tarde de hoje (4), no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da 27ª Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU). O evento, que se realiza até o dia 14 com a organização da Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB), marca o Ano Internacional da Astronomia (AIA), celebrando os 400 anos da publicação do primeiro trabalho sobre astronomia do italiano Galileu Galilei.
A Assembleia Geral da IAU se realiza a cada três anos, em países distintos, tendo em média a participação de 2.500 pesquisadores. Para sediar o evento o Rio de Janeiro concorreu com a cidade de Shangai, na China, Quebec, no Canadá, e Hawaí (Estados Unidos).
Após a abertura da assembléia o ministro visita a exposição de projetos da área de astronomia voltados para a população em geral, na Cinelândia, no centro da cidade.
O Brasil é País membro da IAU e cerca de 150 pesquisadores de várias instituições nacionais são afiliados a ela. O Observatório Nacional (ON), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Brasileiro sde Pesquisas Físicas (CBPF), são algumas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que têm programação para comemorar ao longo de 2009 o Ano Internacional da Astronomia.