O Programa de Apoio Implantação e Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos/CVTs, dispõe sobre a elaboração e propósito de diretrizes gerais para a atuação coordenada do Governo Federal no apoio aos CVTs. A concepção dos CVTs atende à estratégia de desenvolvimento do Governo Federal e, sendo assim, compartilha objetivos e convergência para atuação em espaços selecionados em instituições governamentais e não governamentais.
Sendo uma ação existente desde 2003 - ano de criação da Secretaria de C&T para a Inclusão Social/SECIS - o programa, agora revisado em 2008 devido à sua importância, ainda significa uma grande oportunidade de “aprendizado tecnológico”, apoiado em modernas técnicas disponíveis de informação e comunicação, em articulação estreita e constante com as peculiaridades de cada conjunto social traduzidos pela atenção às suas vocações. Esse programa compreende a implantação de Centros de Ciência e Tecnologia, composta de estruturas de convivência dotadas de facilidades de comunicação e disseminação, bem como oficinas e/ou laboratórios vocacionados para a situação particular de cada caso.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são, além de unidades de ensino e de profissionalização, centros voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e de transferência de conhecimentos tecnológicos no seu meio de atuação. Sendo entidades públicas de caráter comunitário, os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população e articulação de oportunidades concretas de inserção profissional/produtiva do trabalhador de todas as idades, como uma unidade de formação profissional básica, técnica ou tecnológica, de experimentação científica, de investigação da realidade que o cerca e prestação de serviços especializados. Leva em conta a vocação da região onde se insere, em articulação com diversos atores - representantes do governo, dos trabalhadores, das empresas e da sociedade civil organizada - no uso de tecnologia digital como um meio de melhoria dos processos produtivos.