Foi realizada nesta quarta-feira (28), em Brasília, a 8ª Reunião do Conselho Cientifico Construtiva de Assuntos Cooperação Internacional. O encontro foi aberto com a palestra CGEE: Estudos prospectivos e a sua contribuição para a agenda de cooperação internacional, ministrada pela presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), Lúcia Melo.
Entre os participantes do evento estiveram os reitores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Darcy Fontoura, e do Amazonas (Ufam), Marilene Correa da Silva Freitas, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Marco Antonio Zago.
A palestra de Lúcia Melo teve a finalidade de propor temas como a de cooperação geral com as pesquisas cientificas, a valorização de pesquisas cientificas, necessidade de redução das incertezas e riscos associados à crise econômica mundial, dentre outros.
Ela destacou em sua fala que o Brasil desenvolve em conjunto com a China pesquisas relacionadas à nanotecnologia, “sendo que o País tem sido um dos atores principais em pesquisas em comparação com países como Espanha, Finlândia e Estados Unidos”.
O CGEE foi criado com a finalidade de promover e realizar estudos e pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia. É uma organização social ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Suas competências são difundir informações, experiências e projetos à sociedade.
Outras informações no site www.cgee.org.br