C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Worshop discute pesquisas com bioetanol
Clique para ver todas as fotos de Worshop discute pesquisas com bioetanol
Divulgação/MCT - Pesquisa com cana-de-açúcar para produção de etanol
28/05/2009 - 12:28

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, ressaltou, hoje (28), a importância do etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, para a economia brasileira. Segundo ele, acordos internacionais estabelecem a substituição, em 10%, da matriz de combustível fóssil para a de fonte renovável, nos próximos 10 anos.

“O projeto de bioetanol é o mais importante do País. Estamos falando de um mercado de mais de US$ 100 bilhões. O Brasil é o único que tem instrumentos capazes de suprir parte dessa demanda”, disse. Barreto de Castro acrescentou que para conquistar essa fatia do mercado, basta aumentar a área plantada de cana-de-açúcar em 50%, “mas sempre se preocupando com a preservação ambiental”, destacou.

Além disso, lembrou o secretário, o MCT está implantando redes do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), como a do Biocombustíveis, que poderão ajudar no desenvolvimento de novas técnicas. “Estamos no momento crítico de fazer um esforço para que o bioetanol nacional ganhe espaço mundial”, disse.

Barreto de Castro explicou que o País tem liderança no setor devido à experiência acumulada nos últimos 30 anos, quando as nações produtoras de petróleo aumentaram os preços. “O Pró-Álcool foi a resposta brasileira. Na época não se pensava em meio ambiente, mas hoje se tornou um tema importante. Vamos aproveitar essa experiência e conquistar novos mercados”.

Workshop

Uma série de questões envolvendo pesquisas e produção de etanol estão em discussão no workshop Bioetanol Brasília, que termina amanhã (29). A abertura do evento, ontem (27), teve a participação do secretário Barreto de Castro e da presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), Lucia Melo. No encontro, os representantes do MCT anunciaram a formação de um comitê para harmonizar as ações que envolvem a produção de bioetanol no Brasil. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação