O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT), em Campinas (SP), realiza hoje (31) Workshop sobre Acesso Livre à Produção Científica, que tem apresentação de pesquisadores dos institutos Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT) e Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).
O objetivo do evento é divulgar e debater as ações atuais e futuras neste tema e discutir uma política institucional de informação apropriada ao CTI.
Serão três apresentações sobre o tema. Sílvio Barbin, coordenador geral do CTI, mostrará os diversos modelos de livre acesso a publicações científicas existentes no mundo. Por sua vez, Hélio Kuramoto mostrará os esforços do Ibict para facilitar o acesso livre à informação no Brasil, enquanto que Gerald Jean Francis Banon e Marciana Leite Ribeiro, ambos do Inpe, apresentarão as ações de seu instituto para criar um repositório de publicações para acesso.
O evento se encerra com uma mesa redonda para discutir uma política de acesso livre à comunicação científica para o CTI. O workshop é aberto ao público em geral e tem a participação do diretor-geral do CTI, Jacobus Swart e convidados de outras Instituições.
O CTI é um dos institutos de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que atua no desenvolvimento de tecnologias de software, componentes eletrônicos, protótipos e produtos na área de Tecnologia da Informação, além de ferramentas e aplicações para a internet.
Bolsistas
Paralelamente, até amanhã (1), ocorre o 2º Seminário em Tecnologia da Informação relacionado ao Programa de Capacitação Institucional (PCI), evento que busca dar oportunidade a bolsistas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI e a demais participantes, à troca de experiências obtidas nos projetos de pesquisa da instituição, desenvolvidos no âmbito do programa no biênio 2007/2008.
O evento visa também avaliar resultados de projetos de pesquisa, além de selecionar candidatos a prêmios. O PCI, além de incentivar e fortalecer o desenvolvimento de projetos e pesquisas propostos em áreas específicas do CTI, contribui diretamente para a formação de mais pesquisadores, fortalece a produção científica e contribui para o cumprimento da missão e o alcance das metas institucionais.