A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/MCT) realizou hoje (18) uma audiência pública para discutir o pedido de liberação comercial de arroz geneticamente modificado tolerante a glufosinato de amônio. O objetivo foi reunir informações e sugestões que possam contribuir para a análise do processo na Comissão.
"Essa audiência é fundamental porque vai dar publicidade as pesquisas feitas com essa variedade de arroz. Além disso, a sociedade terá conhecimento dos argumentos a favor e contra", explica o presidente da CTNBio, Walter Colli. Este produto estava na pauta da 120º Reunião Ordinária, ocorrida no mês passado.
Walter Colli destacou que as opiniões e sugestões oferecidas pelos palestrantes são importantes e servirão de base no processo de uma possível liberação comercial. "Quem decide é o plenário da Comissão", ressaltou. Ele acrescentou que todas as palestras foram registradas e farão parte de um documento que será distribuído a todos os membros e ficará disponível no site da Comissão.
Dos 12 expositores convidados (representando a sociedade civil, empresas interessadas, Organizações Não Governamentais), 10 expuseram sua opinião. Ao final, houve um debate entre expositores e os presentes.