O Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (Depdi), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) participa de hoje (17) até quinta-feira (19), da 7ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). A exposição, montada na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), visa a estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica.
Neste ano, a Secis expõe no seu estande os programas e as ações voltados para o desenvolvimento social, como os programas de Inclusão Digital, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), a implantação de museus e centros de ciência e tecnologia. A secretaria também divulga a edição 2009 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, marcada para outubro, com o tema "Ciência no Brasil".
Na feira serão expostos 282 projetos desenvolvidos por alunos da 8ª série do ensino fundamental, médio e técnico do País. No três dias, cerca de 300 avaliadores selecionam os melhores projetos, nas sete categorias que serão premiados no próximo dia 21, na Faculdade de Direito da USP. Na cerimônia, os autores dos melhores projetos ganham medalhas, certificados e estágios.
Os trabalhos que se destacarem na feira também se qualificam para participar da Internacional Science Engineering Fair (Intel-ISEF), apontada como a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente no Estados Unidos, com representantes de mais de 50 países. Em 2008, dos nove projetos selecionados na Febrace, três foram premiados na Intel-ISEF.
Na edição de 2008, a feira expôs 239 projetos para 12 mil visitantes. No total foram 211 premiações, incluindo certificados, medalhas, livros e outros materiais didáticos eletrônicos. Além dos prêmios entregues pela organização da Febrace, 32 instituições e empresas premiaram projetos.
A Febrace tem o apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e Educação (MEC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Integrated Electronics Corporation (Intel do Brasil) e da Petrobras. Participam a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de São Paulo, o Instituto Votorantim, o Bradesco e o Instituto Solvi.