C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Parlamentares ajudam a reforçar pesquisas do Proantar
Clique para ver todas as fotos de Parlamentares ajudam a reforçar pesquisas do Proantar
O secretário Luiz Antonio Barreto de Castro apresenta projetos para a Antártica
11/03/2009 - 12:17
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, disse, hoje (11), que o trabalho da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), foi importante na liberação de mais recursos ao projeto. “São R$ 15 milhões vindos de emendas parlamentares para o desenvolvimento da pesquisa na Antártica. Isso fará um diferencial importante”, destacou, no café da manhã oferecido pelos parlamentares da frente.

Inserida no Eixo III do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PAC,T&I 2007-2010), que trata da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, o Proantar nasceu em 1981 com o propósito de realizar pesquisa científica, com a finalidade de compreender os fenômenos ali ocorrentes e sua influência sobre o território nacional, contribuindo, assim, para a efetivação da presença brasileira na região antártica.

O secretário informou que a Antártica vem crescendo em importância e, por isso, o MCT transformou a Assessoria de Mar e Antártica em uma Coordenação Geral. Além disso, de acordo com Castro, o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), contemplou dois institutos que estudam o tema: o Antártico de Pesquisas Ambientais, no Rio de Janeiro, e o de Criosfera, no Rio Grande do Sul.

Outras ações do MCT para este ano, segundo o secretário, são a maior integração com pesquisadores estrangeiros, em especial com os da América do Sul e a elaboração de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para financiamento de projetos internacionais na região. “Temos que ampliar a cooperação científica com países da América Latina”, ressaltou. Castro informou ainda que o Navio Polar Almirante Maximiano, comprado pelo governo federal para se incorporar as pesquisas na Antártica, deve chegar ao Rio de Janeiro em abril.

A vice-presidente da Frente Proantar, deputada Maria Helena (PSB/RR), ressaltou a importância do trabalho da Frente e pediu aos parlamentares para acompanhar a liberação de emendas. Ela anunciou ainda que a Frente  promoverá a Semana do Proantar, provavelmente em maio. “A intenção é produzir a Carta de Brasília e apresentar na sessão especial do Parlamento do Mercosul, que se realiza no final de maio, em Montevidéu, na Argentina”, acrescentou.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação