O Ministério da Ciência e Tecnologia, via Secretaria de Política de Informática e Tecnologia – SEITEC/MCT e no âmbito do Comitê da Área de Tecnologia da Informação – CATI, realizou em Brasília nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2003, o I Seminário Resultados da Lei de Informática.
Reunindo empresários, profissionais, professores e pesquisadores, atuantes em empresas beneficiárias dos incentivos da Lei, e em instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, que ao longo dos anos receberam recursos da contrapartida da Lei, bem como representantes dos órgãos da administração pública, responsáveis pela formulação e execução de políticas nacionais para o setor de Tecnologia da Informação, o seminário teve por objetivo discutir a Lei de Informática e o estímulo a investimentos em pesquisa, desenvolvimento e produção.
Participaram do evento duzentos e oitenta e quatro profissionais, sendo 63% do setor privado, predominantemente empresas dos setores de informática ou telecomunicações, seguidas de instituições de ensino e institutos ou centros de pesquisa privados. O percentual complementar de 37% foi oriundo do poder executivo, instituições de ensino ou pesquisa, e empresas públicas, além de organismos de fomento e poder legislativo.
Durante o evento, organizadas em 14 diferentes painéis, foram conduzidas 56 apresentações, sendo 28 de empresas – 61% do total das aplicações em convênio realizadas no período 1993-2001 e 62% para 2002; 15 de Universidades ou instituições de ensino, e 10 de institutos ou centros de pesquisa – 53% dos investimentos acolhidos no período 1993-2001 e 87% para 2002; e 3 Programas Prioritários em Informática.
Após a realização do evento, os participantes foram convidados a elaborar artigos, apresentando as principais ações e explorando os impactos em suas organizações com a aplicação dos recursos da Lei de Informática, visando a construção da presente publicação, composta por um total de 47 diferentes artigos.
Assim, as informações aqui apresentadas pelos participantes dizem respeito aos resultados decorrentes da aplicação em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas empresas, universidades e instituições de pesquisa.
Esta obra reúne artigos elaborados pelas próprias organizações após a realização do I Seminário Resultados da Lei de informática (Brasília, dez/2003) Permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.