C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
Análise de Dispersão

Para esta análise, tomamos como referência o resultado da Produtividade do Trabalho e do Valor Adicionado e, a partir da correlação com determinados fatores, foi possível perceber se estes afetam ou não em seus resultados.

O maior número de profissionais qualificados (mestres, doutores, técnicos em informática e em pesquisa e desenvolvimento), os maiores investimentos em máquinas e equipamentos ou em pessoal (benefícios e incentivos) apresentam correlação positiva com os melhores resultados do Valor Adicionado mas não com o resultado da Produtividade do Trabalho.

Estes resultados nos levam a concluir que em todas as faixas existe a necessidade de implementação de ferramentas ou metodologias que visem melhores resultados na produtividade, relação output/input (resultados obtidos em relação aos recursos empregados) e que também é possível a utilização da ferramenta "benchmark" com grupos de empresas que se destacaram (pontos afastados do grupo principal) e que apresentaram resultados superiores.

Quadro II.4.gif (12971 bytes)

Quadro II.4 – Correlação de fatores com o VA e a Produtividade do Trabalho

Seguem alguns comentários parciais sobre os resultados:

  • Porte da Empresa – os resultados mostraram que existe uma correlação linear média entre aumento no número de empregados e melhores resultados do VA. Porém, em relação à produtividade do trabalho os fatores não apresentaram correlação (dispersão acentuada). Este resultado direciona para a necessidade ou oportunidade de desenvolvimento de programas ou projetos que visem a melhoria da produtividade em todas as faixas.
  • Profissionais Qualificados e Despesas com Pessoal – o maior número de profissionais qualificados (doutores, mestres, profissionais de informática ou P&D) bem como o maior investimento nas pessoas (salários, benefícios, treinamentos etc.) exercem uma influência positiva na geração de maior riqueza para a empresa (Valor Adicionado), mas não influenciam nos melhores resultados da produtividade do trabalho. Esta análise, no conjunto, direciona para a necessidade ou oportunidade de muitas empresas aumentarem a eficiência/eficácia na relação output/input (neste caso, melhor utilização ou aproveitamento dos recursos e investimentos relacionados ao fator humano).
  • Média Salarial - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho.
  • Investimentos em Máquinas e Equipamentos ou Pesquisa e Desenvolvimento – os maiores investimentos proporcionam maior riqueza para a empresa, porém, com relação à produtividade do trabalho, estes fatores não apresentam correlação (dispersão acentuada). Assim como na análise referente a profissionais qualificados, é necessário, em todas as faixas, analisar a eficiência/eficácia na utilização destes recursos (Máquinas e Equipamentos ou Pesquisa & Desenvolvimento).
  • Percentual VA/Vendas em relação ao VA – A gestão eficaz é determinante nos bons resultados de rentabilidade e produtividade (trabalho e capital) e o aumento da riqueza gerada e do percentual desta riqueza em relação às vendas da empresa é uma conseqüência desta boa gestão. A análise da correlação entre estes dois fatores nos mostrou que o aumento do VA, em valores nominais, não é acompanhado pelo aumento do percentual do VA em relação às vendas. Mais uma vez percebemos a existência de empresas "referencias", dispersas em todas as faixas, e a necessidade de desenvolvimento de programas que visem aumentar a qualidade e produtividade e como conseqüência o resultado do VA. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho. - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho.
  • - Não existe correlação entre o aumento na média salarial e os melhores resultados do VA. Quanto à correlação com a produtividade do trabalho, embora o resultado do coeficiente de determinação não esteja tão próximo de 1, podemos dizer que é provável que as maiores médias salariais "incentivem" os melhores resultados de produtividade do trabalho.

    Análise pontual de cada fator e sua influência na Produtividade do Trabalho
    e no resultado do Valor Adicionado

    Produtividade do Trabalho

    Porte de Empresas

    Analisando os fatores porte da empresa e produtividade do trabalho, percebemos, pelo resultado do coeficiente de determinação da reta r2, que não existe relação ou tendência linear da produtividade do trabalho aumentar ou diminuir conforme aumenta o número de empregados. Gráfico 33

    Média Salarial

    A tendência apresentada mostra que, embora com alguns pontos dispersos, existe uma correlação positiva entre maiores médias salariais aliadas à maior produtividade do trabalho. Isto é, as empresas que pagam melhores salários mostram-se mais produtivas. Gráfico 34

    Investimentos em Pessoal

    Assim como na análise a seguir (profissionais qualificados), percebemos que não existe correlação entre estas duas variáveis, isto é, os maiores investimentos em pessoal não influenciam diretamente na maior produtividade do trabalho. Gráfico 35

    Profissionais Qualificados

    Analisando o coeficiente de determinação da reta (r2), percebemos que não existe correlação entre o maior número de profissionais especializados (doutores, mestres, profissionais de P&D e profissionais de informática) com a maior produtividade do trabalho. Gráfico 36, Gráfico 37, Gráfico 38 e Gráfico 39

     Valor Adicionado

    Porte de Empresas

    Analisando o resultado de r2 percebemos que, embora apresentando alguns pontos dispersos, existe uma correlação positiva entre o aumento no número de funcionários e os melhores resultados de riqueza gerada (VA).
    Se excluirmos as faixas que apresentam VA acima de R$ 10 milhões, percebemos que esta correlação torna-se ainda mais forte (r2 = 0,64). Gráfico 40

    Percentual do VA em relação às Vendas

    Não existe correlação entre melhores resultados do Valor Adicionado (VA) com melhores resultados no percentual do VA/Vendas.
    Este resultado mostra que, neste setor, as empresas que conseguem gerar maior riqueza em relação às vendas estão dispersas em todas as faixas. Gráfico 41

    Investimentos em Máquinas e Equipamentos ou Pesquisa e Desenvolvimento

    O maior aporte de capital (investimentos) exerce uma forte influência na geração de maior riqueza. Gráfico 42

    Média Salarial

    Analisando as variáveis média salarial e VA, percebemos que não existe correlação. Gráfico 43

    Investimentos em Pessoal

    O gráfico mostra-nos a forte correlação linear entre maiores investimentos em pessoas com melhores resultados de riqueza gerada.
    Quanto mais a empresa investe em pessoal, melhores são os resultados de Valor Adicionado. Gráfico 44

    Profissionais Qualificados

    Ao correlacionarmos as variáveis profissionais qualificados (doutores, mestres, profissionais de P&D e profissionais de informática) com o resultado do Valor Adicionado, percebemos que, de um modo geral, quanto mais aumenta o número destes profissionais o resultado da riqueza gerada pela empresa tende a ser melhor. Gráfico 45, Gráfico 46, Gráfico 47 e Gráfico 48

    Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
    CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
    Copyright © 2012
    Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação