C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
Gestão da Qualidade
A partir das tabelas e gráficos apresentados nesta seção, pode-se avaliar especificamente a gestão da qualidade como atividade estratégica para as empresas.

Verifica-se que somente 22% das empresas elaboram e mantêm sistematicamente atualizado, com periodicidade fixa, plano estratégico ou plano de metas, 39% incluem de forma sistemática metas ou diretrizes para qualidade nestes planos e 25% coletam indicadores da qualidade de seus produtos e serviços, também de forma sistematizada, com freqüência estabelecida. Tabela 11 (Elaboração de planos estratégicos ou planos de metas), Tabela 12 (Inclusão de metas ou diretrizes para a qualidade nos planos) e Tabela 13 (Coleta de indicadores da qualidade de produtos e serviços)

Programas da qualidade total estão implantados em 11% das empresas e a contabilidade de custos da qualidade e da não-qualidade é mantida de forma sistemática em 4%. Gráfico 09 (Programa da qualidade total ou similar) e Gráfico 10 (Contabilidade de custos da qualidade e da não-qualidade)

Procurou-se identificar, dentre as empresas pesquisadas, aquelas que possuíam certificação para o sistema da qualidade para a área de desenvolvimento de software. Questionadas a respeito da resposta afirmativa dada a esta pergunta, as empresas informaram, basicamente, não possuir certificação específica para essa área, tratando-se de empresas de informática que atuam nos segmentos de teleinformática, sistemas e periféricos, automação industrial ou bancária. Tabela 14 (Certificação do sistema da qualidade)

Assim sendo, para evitar conclusões equivocadas, optou-se por apresentar uma tabela que discrimina, para cada empresa certificada, o escopo da certificação alcançada e a entidade responsável pela sua certificação. Tabela 15 (Empresas certificadas, respectivo escopo e entidades certificadoras)

Um número elevado de empresas, 86%, desconhece o modelo CMM - Capability Maturity Model para classificação do sistema da qualidade. Gráfico 11 (Conhecimento do modelo CMM - Capability Maturity Model)

Segundo os resultados, 35% mantém procedimentos específicos de garantia da qualidade do produto de software, sendo menos de 2% baseados nas normas ISO 9126 para auto-avaliação, enquanto 15% das empresas possuem equipe específica dedicada à garantia da qualidade. Tabela 16 (Procedimentos específicos de garantia da qualidade do produto de software) e Tabela 17 (Equipes dedicadas à garantia da qualidade)

 

 

 

 

 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E, 3º andar
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 3317-7500
Copyright © 2008
Ministério da Ciência e Tecnologia