Os produtos das empresas foram caracterizados segundo os tipos de software desenvolvidos.
Os tipos que mais se destacaram em termos de número de empresas desenvolvedoras, por ordem de importância, foram os softwares voltados para automação comercial (43%), financeiro (34%), automação de escritórios (30%), automação industrial (25%), gerenciador de informações (22%) e
comunicação de dados (17%). Tabela 10 (Produtos desenvolvidos pelas empresas) e Gráfico 07 (Número de empresas segundo tipos de software desenvolvidos)
Mesmo sem terem sido discriminados como tipos de software no questionário distribuído para as empresas, pôde-se identificar empresas que desenvolvem software para área pública, área de saúde, transportes e setor agropecuário.
A Coordenação Nacional do Programa SOFTEX 2000 realizou pesquisa para caracterização do software brasileiro, visando divulgar um Catálogo Nacional de Software, cuja divulgação está sendo feita com a distribuição de aplicação em disquete, sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa e Informações do Programa.
Um gráfico construído com os principais resultados para 2.500 produtos cadastrados através dessa pesquisa explicita resultados bem aderentes aos da pesquisa aqui apresentada, com relação aos tipos de software desenvolvidos. Gráfico 08 (Número de produtos segundo tipos de software desenvolvidos)