A pesquisa Qualidade no Setor de Software Brasileiro foi realizada, em sua segunda edição, sob a coordenação da Divisão de Sistemas de Informação sobre Informática da Secretaria de Política de Informática e Automação do Ministério da Ciência e Tecnologia - DSI/SEPIN/MCT, no âmbito do Subprograma Setorial da Qualidade e Produtividade em Software, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - SSQP/SW-PBQP. (Contatos com o PBQP)
Esta pesquisa provê dados para o Sistema Brasileiro de Informação sobre Software - SBIS, concebido pelo Programa Brasileiro de Software para Exportação - SOFTEX 2000 e integra o projeto Competitividade da Indústria Brasileira de Software, apresentado ao SSQP/SW-PBQP, que objetiva levantar informações sobre aspectos relevantes para a qualidade da produção de software no País.
Aspectos da qualidade para os segmentos de hardware, software e serviços técnicos de informática foram abordados, originalmente, na pesquisa Panorama do Setor de Informática em 1990.
Em 1993, pesquisa específica foi realizada junto aos produtores de software brasileiros e seus resultados utilizados na elaboração do Termo de Referência do Subprograma, publicado em 1994.
Em setembro de 1995, foram iniciados os trabalhos para definição da pesquisa Qualidade no Setor de Software Brasileiro - 1995, cujo conteúdo foi submetido a membros do SSQP/SW para críticas e sugestões.
A comparação entre resultados das duas versões da pesquisa permite avaliar a evolução do setor, identificando pontos fortes e áreas indicadas para melhorias nas atividades das empresas, decisivas para a obtenção de padrões internacionalmente aceitos de qualidade e produtividade, buscando assim direcionar as ações do SSQP/SW.
Participaram deste esforço o Programa SOFTEX 2000, por intermédio do Grupo de Pesquisa e Informações da Coordenação Nacional, e as entidades Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados - ABEP, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - ABINEE, Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática - ASSESPRO e Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações - SUCESU através da distribuição e recebimento dos formulários de coleta de seus associados, que transcorreu nos meses de novembro e dezembro de 1995. (Entidades que colaboraram na pesquisa)
Foram processados os dados de 445 empresas com atividades características de desenvolvimento de software - pacotes para comercialização, encomendas para terceiros, softwares embarcados ou para uso próprio; distribuidoras e editoras de softwares de terceiros.
O Centro de Tecnologia de Software - TECSOFT, núcleo regional de Brasília do Programa SOFTEX, providenciou serviço de digitação, realizado através de profissional da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Governo do Distrito Federal.
Para crítica, digitação, consistência e processamento dos dados levantados, a Divisão de Sistemas de Informação sobre Informática - DSI/SEPIN desenvolveu dois sistemas que permitem, ainda, a consulta e emissão de relatórios específicos.
Um dos sistemas contempla a parte cadastral de identificação das empresas e dos responsáveis pelo preenchimento. O outro, utilizando-se do Sistema de Acompanhamento de Pesquisas de Opinião - SELAP, cedido pela Divisão de Desempenho Mercadológico da Diretoria de Coordenação de Operações e Serviços da TELEBRÁS, trata das questões da pesquisa propriamente dita, que, no instrumento de coleta, foram organizadas nos blocos caracterização da empresa, caracterização dos softwares, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, atendimento a clientes e procedimentos para a qualidade em software.
A disponibilização dos dados cadastrais das empresas participantes e os resultados da pesquisa consolidados está sendo feita através de meio magnético, da distribuição de relatórios impressos e, via Internet, através desta home-page.
Os dados de pesquisa individualizados não serão fornecidos, assegurando o compromisso de sigilo assumido quanto às informações prestadas pelas empresas.
Texto relativo ao Diagnóstico da Qualidade e Produtividade em Software, elaborado a partir de resultados desta pesquisa, já foi atualizado e alguns dos indicadores definidos pelo SSQP/SW-PBQP, com suas metas estabelecidas para os anos de 1996 e 2000, foram medidos através também desta pesquisa para publicação junto ao Termo de Referência desse Subprograma.