C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
Introdução
 
Em um contexto mundial, a expansão da atividade de software constitui atualmente uma das mais importantes mudanças no século XX. O Brasil, seguindo esta tendência, apresenta, nas últimas décadas, diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento deste setor. Entretanto, as dificuldades relacionadas à mensuração de resultados, principalmente no que se refere a produtividade, têm sido detectadas.
O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP-PR, que tem como objetivo estudar, pesquisar e desenvolver ações que permitam definir, medir, analisar, acompanhar e melhorar os indicadores de produtividade no Brasil nos níveis Macro, Semi-macro, Cadeias Produtivas e Empresas, em especial utilizando-se de metodologias e conceitos que permitam analisar a produtividade de forma multifatorial como a Produtividade Total dos Fatores e o conceito da Produtividade Sistêmica - PS, adaptou estas metodologias às características do setor de software e inicia, a partir de 2000, em conjunto com a Secretaria de Política de Informática e Automação, a divulgação dos Indicadores da Produtividade Sistêmica no Setor de Software Brasileiro. O objetivo principal desta parceria é contribuir com a disponibilização de resultados quantitativos, de forma a proporcionar o conhecimento e as comparações necessárias sobre a produtividade do setor.
O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP é resultado da mobilização nacional pelo desenvolvimento da qualidade e da produtividade no Brasil. Nasceu da convergência de esforços de entidades governamentais e lideranças empresariais com vistas a assegurar vantagens competitivas internacionais aos diversos segmentos produtivos do País, através do desenvolvimento sustentável e com respaldo no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, instituído em 1990.
Sua consolidação foi viabilizada por Acordo de Cooperação assinado entre os governos do Brasil e do Japão, referência mundial em produtividade, em 1995.
Este convênio conduziu à criação do IBQP-PR, como unidade regional do sistema e base para a implementação do Projeto IBQP em todo o País. Foi assinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, tendo como suporte técnico para sua implementação o Centro de Produtividade do Japão para o Desenvolvimento Sócio-econômico.
Do lado brasileiro, a formalização se deu através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, SEBRAE - responsável pelo aporte financeiro atribuído à contrapartida brasileira e Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, atualmente Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Através desta cooperação, o IBQP-PR está estruturado com consultores que participaram de cursos de treinamento no Japão, bem como através de instalações avançadas tais como auditório para congressos internacionais, sistemas de audiovisual, e biblioteca com livros e manuais sobre produtividade. Consultores brasileiros estão trabalhando junto com peritos japoneses para liderar o papel de disseminar os conceitos de produtividade para a sociedade brasileira.
Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E, 3º andar
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 3317-7500
Copyright © 2008
Ministério da Ciência e Tecnologia